O Comitê de Prevenção e Combate à Violência, da Assembleia Legislativa do Ceará, está presente no Stockholm Criminology Symposium, evento internacional que reúne pesquisadores com diferentes abordagens do crime no mundo. O simpósio acontece de 10 a 12 de junho, em Estolcomo, Suécia.
Do Ceará, serão destacados três trabalhos científicos. O primeiro trabalho, sobre a relação entre o tráfico de drogas e a incidência de homicídios, foi apresentado na manhã desta segunda-feira, 10, pelo presidente do Comitê, deputado estadual Renato Roseno. A apresentação gerou diferentes perguntas por parte do público presente, demonstrando curiosidade sobre a dinâmica do crime organizado em facções, e surpresa em relação ao alto número de mortes.
“As pessoas ficaram interessadas no contexto do Brasil e nas especificidades do crime local, especialmente no que diz respeito às facções e como estas organizam no Ceará”, pontua Roger Sousa, doutor em Psicologia, cientista de dados do Comitê de Prevenção à Violência e co-autor dos trabalhos apresentados no simpósio.
Os próximos trabalhos apresentados por Roseno e Sousa serão sobre políticas públicas voltadas para adolescentes pós-medidas socioeducativas e os possíveis caminhos para a desfaccionalização de adolescentes e jovens.
Além das apresentações, Renato Roseno foi convidado para mediar uma sessão sobre como a criminalidade afeta a infância e a adolescência.