À medida que nos despedimos deste ano desafiador, repleto de obstáculos, direcionamos nosso olhar para as oportunidades que se apresentam no novo ciclo: o ano de 2024. Este é um momento de reflexão, mas, acima de tudo, de esperança.

Neste momento crucial, nós, membros do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará, reafirmamos nosso compromisso na construção de um futuro seguro e livre de violência.

Para 2024, vislumbramos a criação e o fortalecimento de oportunidades para os jovens, mas como planos tangíveis de transformação e impacto. Desejamos um Ceará onde cada jovem não veja seus sonhos interrompidos por uma realidade marcada pela violência.

A redução da letalidade entre os jovens é, acima de tudo, um dos pilares do nosso trabalho. Comprometemo-nos a agir incansavelmente para preservar cada vida, permitindo que seus talentos e sonhos brilhem sem o peso da ameaça e do medo.

Por meio do #monitoraComitê, acompanhamos a dinâmica da violência no Ceará e ansiamos por uma redução significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos municípios cearenses, o mais rápido possível. Até o dia 16 de dezembro, foram registradas 2847 vítimas, das quais 342 eram adolescentes, com idades entre 10 e 19 anos.

O fortalecimento das redes de apoio às vítimas de violência é um dos nossos objetivos para 2024. Comprometemo-nos a incentivar a construção de laços sólidos que acolham e amparem aqueles que foram alvo da crueldade da violência, oferecendo suporte, justiça e proteção.

A redução da violência institucional é também uma das problemáticas que acompanhamos e que nos preocupamos. Até novembro, 131 pessoas foram vítimas da violência acometida por agentes do estado. Este cenário precisa mudar. Acreditamos em uma segurança pública que verdadeiramente proteja e garanta a vida das pessoas.

Além disso, em cooperação com o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), almejamos promover uma agenda nacional de prevenção de homicídios contra adolescentes e jovens. Uma pauta que ultrapasse as fronteiras estaduais, unindo esforços em todo o país para proteger nossos futuros líderes, mentes brilhantes e promessas de amanhã.

Neste novo ano, o CPCV compromete-se, de coração aberto e com determinação, a trabalhar incansavelmente na realização desses objetivos. Juntos, podemos e iremos construir um Ceará onde a paz não seja apenas um sonho, mas a realidade que todos desejam viver.

Com esperança e comprometimento,

Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV)