O cine teatro São Luiz lotou na tarde de hoje (12), na abertura da I Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens – Semana Cada Vida Importa. Realizada três anos após a chacina do Curió, a programação contou com a exibição dos curtas metragem “Nossos mortos têm voz”, produção carioca que aborda os homicídios de jovens na baixada fluminense, e “Não pare de sonhar”, produzido por jovens do Bom Jardim e que trata dos desafios da juventude diante das múltiplas violências vivenciadas no dia a dia.

Para o relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) e autor da lei nº 16.482/17, que instituiu a Semana dentro do calendário oficial do estado, deputado estadual Renato Roseno, tão necessário quanto falar dessas mortes é falar da vida que pulsa nos territórios mais vulneráveis das cidades, e da ação dos próprios jovens, sobretudo através da arte e da cultura, para enfrentar as violências a que estão submetidos. “A gente sabe quem são, sabe os territórios, a cor da pele – porque o país continua sendo um país racista que mata jovem, negro, pobre da periferia urbana. Precisamos falar sobre isso, mas estamos aqui pra dizer que tem muita pulsão de vida nos nossos territórios, não tem só morte. Tem arte, tem cultura, tem esporte, tem lazer, tem estudo. Falta muita coisa mas é importante a gente afirmar a participação dos adolescentes e dos jovens em defesa das suas próprias vidas e da transformação da sociedade”.

Também presentes ao evento, algumas das mães do Curió relembraram o luto vivido nesses três anos, a revolta pela falta de respostas e como encontraram na luta coletiva e na solidariedade de outras mães a força para continuar vivendo. “Eu não sei mensurar a dor. Quando se enterra um filho todos os sonhos dele e os seus são enterrados juntos. Você não tem mais planos; o seu plano é fazer justiça pro seu filho”, desabafou dona Edna Karla Sousa, mãe de Alef, que tinha 17 anos quando foi assassinado. Para ela, a I Semana Cada Vida Importa é de grande importância para sensibilizar a população e trazer o tema para discussão entre os mais diversos públicos. “É para a conscientização das pessoas. O povo vê que morre os jovens e não se interessa. Por isso a Semana é importante, para que as pessoas possam pensar, analisar e deixar o egoísmo de lado, parar de pensar só na sua situação”.

A programação contou, ainda, com a apresentação musical do coletivo feminino Eu, Tu, Elas.

Os filmes exibidos hoje estão disponíveis no youtube.

Sobre a I Semana Cada Vida Importa –  Aprovada pela Lei N.º 16.482, de 19.12.17 (D.O. 26.12.17), a I Semana prossegue até o dia 17 com atividades em Fortaleza, Maracanaú, Russas e Juazeiro do Norte. Amanhã pela  manhã, o tema prevenção de homicídios será debatido no Fórum das Escolas do Grande Bom Jardim, a partir das 9h. Haverá a exibição do curta “Não pare de sonhar”, seguido de debate e apresentações culturais. À tarde, a partir das 14h, será realizada audiência pública sobre a I Semana Cada Importa, no complexo das comissões da Assembleia Legislativa do Ceará. No mesmo horário, ocorrerá oficina de estêncil nas escolas do Fórum de Escolas pela Paz, na escola Júlia Alves e Oficina de mandala com o tema Racismo e Gênero no Centro Cultural Bom Jardim.