
A cidade de Fortaleza recebe, de segunda-feira (10/11) a sexta-feira (14/11), as atividades da 8ª Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, conhecida como Semana Cada Vida Importa. Mobilizada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa do Ceará, a programação de 2025 lembra os 10 anos da Chacina do Curió e a luta por justiça e reparação de familiares das vítimas.
Entre os destaques da programação está o “Seminário Justiça, Responsabilização e Reparação da Chacina do Curió”, realizado em parceria com o Coletivo Mães do Curió, Coletivo Mães da Periferia, Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará e o Cedeca. A atividade ocorre na terça-feira (11/11), no auditório da Faculdade de Direito da UFC.
Participam do seminário representantes de instituições como Defensoria Pública Geral do Ceará (DPGE-CE), Ministério Público do Ceará (MPCE), Rede Acolhe (DPGE-CE), Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE) e Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH).
Já na quarta-feira (12/11), destaque para a audiência pública “Política de segurança pública sob a perspectiva da proteção à vida”, que será realizada nos auditórios 1 e 2 do Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A mobilização do momento ocorre em parceria com o Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará (FPSP)
Mobilização
A mobilização e a incidência política articuladas pelo comitê que acontecem durante a Semana Cada Vida Importa são previstas pela Lei n.º 16.482 (de 19 de dezembro de 2017), em memória às vítimas e sobreviventes da Chacina do Curió, ocorrida na madrugada de 11 a 12 de novembro de 2015. À época, 11 pessoas foram assassinadas por agentes públicos de segurança na região da Grande Messejana, em Fortaleza.
Iniciativa do mandato do deputado estadual Renato Roseno (Psol), a lei prevê que o poder público, em parceria com movimentos sociais e coletivos artísticos, organize debates, campanhas, intervenções artísticas e outras atividades em defesa da vida de adolescentes e jovens do Estado.
Neste 2025, outras atividades de parceiros compõem a agenda da semana, promovidas pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), Centro Cultural Belchior (CCBel), Museu da Imagem e do Som (MIS), Instituto Mirante, entre outros órgãos e entidades.
SERVIÇO
8ª Semana Cada Vida Importa
Quando: 10 a 14 de novembro de 2025
ATIVIDADES
10/11
Projeto “Vozes por Direitos na ação e prevenção: Pra nós, direitos de Crianças & Adolescente são inegociáveis” – encontro dialógico com mães, parceiras da pauta e comunidade escolar.
Horário: Turnos manhã e tarde
Local: EEMTI Integrada 2 de Maio
Facilitação: Coletivo Vozes de Mães e Familiares do Socioeducativo e Prisional do Ceará
Colaboração: Rede de Mulheres Negras do Ceará
Público: Comunidade escolar da unidade de educação
11/11
Seminário “Justiça, Responsabilização e Reparação da Chacina do Curió”.
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório Professor Willis Santiago Guerra da Faculdade de Direito da UFC (rua Meton de Alencar, S/N – Centro)
Realização: Comitê de Prevenção e Combate à Violência, LEV, Mães da Periferia, Mães do Curió
Inscrições em: https://www.even3.com.br/seminario-justica-responsabilizacao-e-reparacao-da-chacina-do-curio-652134/
12/11
Audiência pública “Política de segurança pública sob a perspectiva da proteção à vida”.
Horário: 14h
Local: Auditórios 1 e 2 – Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (avenida Desembargador Moreira, 2.807 – Bairro Dionísio Torres)
Realização: Comitê de Prevenção e Combate à Violência, Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece, Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará (FPSP)
Aberta ao público
13/11
“Nossas vidas pós medidas importam?”.
Facilitação: Coletivo Vozes
Local: Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota
Público interno
Seminário “Juventudes e Território: Pelo Direito à Vida e à Moradia Digna”.
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Centro Cultural Bom Jardim (rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa)
Realização: CDVHS
Aberta ao público
14/12
Atividade Cultural com shows de Erivan Produtos do Morro e Padêro MC
Horário: A partir das 18h
Local: CCBel (rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)
Realização: CCBel
Aberta ao público