O Comitê de Prevenção e Combate à Violência lamenta profundamente que mais um episódio de violência tenha atingido adolescentes no Ceará. Manifestamos nossa solidariedade às famílias dos dois adolescentes mortos e dos três feridos em uma escola no município de Sobral.

A violência armada em territórios conflagrados expõe e vulnerabiliza crianças e adolescentes. Não podemos permitir que a escola, espaço de proteção, aprendizado e garantia de direitos, seja atravessada pela lógica da violência.

O Comitê reforça a urgência do fortalecimento de políticas de proteção e da ampliação da rede de apoio a familiares de vítimas fatais e sobreviventes. Destacamos a importância de fortalecer as Comissões de Proteção e Prevenção à Violência contra Crianças e Adolescentes (Lei Estadual nº 17.253/2020), já instituídas em escolas públicas e privadas do Estado.

Além disso, é fundamental a implementação de protocolos de cuidado e atuação preventiva em situações de ameaça, garantindo segurança e proteção imediata às crianças e adolescentes.