O Comitê de Prevenção e Combate à Violência – Cada Vida Importa – da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) divulga a segunda publicação da trilogia “Cuidando em Rede”. O guia “Cuidando em Rede – Fluxo de atendimento às vítimas de violência armada e proteção às pessoas ameaçadas” é parte do esforço do comitê em fortalecer a atenção às vítimas diretas e indiretas da violência armada no Ceará.

O material pode ser baixado neste link. 

O novo guia reúne informações atualizadas sobre serviços públicos e da sociedade civil que atuam no atendimento às vítimas de violência armada e na proteção de pessoas ameaçadas no Ceará. O material apresenta caminhos possíveis para o cuidado, orientando encaminhamentos e fortalecendo a rede de apoio intersetorial. A publicação é voltada principalmente para profissionais da saúde, assistência social, educação, segurança pública, cultura e demais agentes que atuam na linha de frente da garantia de direitos.

Para o coordenador do Comitê Cada Vida Importa, Thiago de Holanda, as ações do “Cuidando em Rede” consolidam-se como modelo de articulação interinstitucional que pode ser replicado em outras realidades. “Ao mobilizarmos diferentes instituições, fortalecemos a prevenção terciária da violência e os caminhos para a reparação e a prevenção”, afirma. A proposta, complementa Thiago, é contribuir para a construção de práticas integradas e sensíveis às realidades vividas por pessoas impactadas pela violência.

Série de publicações
O Comitê tem se dedicado, desde o ano de 2019, a compreender e fortalecer os conceitos de “rede extensa” e “rede especializada” na atenção às vítimas de violência armada. Como resultado, além de diálogos e formações com os profissionais que atuam diretamente nas áreas, esta é a segunda publicação que sistematiza informações e resultados.

Uma primeira publicação foi produzida ainda em 2019, intitulada “Cuidando em Rede: Saberes e Práticas na Atenção às Famílias de Vítimas de Homicídios”. Aquele primeiro estudo lançou as bases para o diagnóstico amplo da rede especializada de atendimento, publicado em março de 2024, com o título “Cuidando em Rede – Construindo fluxos de cuidado para vítimas de violência armada”. A partir desse percurso, o trabalho se desdobrou em mais duas produções: o guia voltado para profissionais da rede extensa, que agora está sendo lançado, e outro material direcionado à rede especializada, que será disponibilizado em breve.