Profissionais da rede de assistência social de diferentes municípios cearenses participaram, nesta sexta-feira, 17, de aula com o tema “Notificações de Situações de Violência: a ética na reparação de direitos”. A aula, parte do curso Técnicas de Escuta Especializada da Escola Superior Ministério Público do Ceará (MPCE), foi ministrada pelo deputado estadual Renato Roseno, presidente do Cada Vida Importa – Comitê de Prevenção à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará.
O conteúdo apresentado passou pelas diferenças entre notificação e denúncia e entre escuta e depoimento, além do papel ético de profissionais que trabalham com assistência e acolhida de pessoas vítimas de violência. A aula recebeu a visita da procuradora de Justiça Elizabeth Almeida, que tem o trabalho de prevenção à violência nas escolas reconhecido do estado.
Roseno destacou a importância da gestão de casos de violência nos territórios, a partir da metodologia do “Cuidando em Rede”, disseminada pelo Comitê Cada Vida Importa. Em rede, as instituições e serviços tendem a funcionar melhor, além de ser mais seguro tanto para os profissionais quanto para as vítimas de violência.
Além de alunas e alunos do interior do Ceará, na última quarta-feira, 15, a aula foi ministrada também para turma formada por profissionais que atuam na rede de assistência social em Fortaleza.