Movimento “Cada Vida Importa” ganha destaque em Encontro Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, em SalvadoCom o objetivo de promover o Movimento “Cada Vida Importa”, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa do Ceará realizou uma apresentação durante o Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM) em Salvador, na última terça-feira (19). O evento teve como propósito compartilhar experiências relacionadas à produção de pesquisas baseadas em evidências e fortalecer uma agenda nacional de prevenção à violência.
“Nosso objetivo foi divulgar nossas metodologias e a estrutura do Comitê entre os 18 estados que implementam o PPCAM. Infelizmente, o Brasil ainda enfrenta altos índices de mortalidade entre crianças e adolescentes, e todos os nossos estudos indicam que esses jovens são ameaçados antes de serem mortos”, ressaltou o presidente do CPCV, deputado estadual Renato Roseno.
O evento proporcionou uma plataforma essencial para o diálogo e a troca de conhecimentos entre profissionais dedicados à proteção integral desses jovens. Durante a apresentação, foi destacada a realidade do Ceará e sua abordagem pioneira na prevenção de homicídios, por meio do CPCV. Além disso, foi uma oportunidade para mobilizar o Movimento “Cada Vida Importa”, que teve início em 2018, para outras unidades da federação.
“O movimento busca mobilizar as instituições de Ensino Superior, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, estudantes para debater e cobrar uma agenda permanente de prevenção aos homicídios, garantindo oportunidades para jovens e adolescentes”, explicou o coordenador do CPCV, Thiago de Holanda.
Um dos destaques da apresentação foi a metodologia “Encruza nas Escolas”, elaborada e desenvolvida pelo Comitê. Essa metodologia aborda a questão da violência de forma preventiva, visando criar um ambiente escolar mais seguro e inclusivo. São discutidos temas como racismo, bullying, homofobia e outras formas de violência, com o envolvimento ativo dos jovens e suas reflexões, conforme enfatizou Sarah Menezes, articuladora comunitária do CPCV.
Movimento “Cada Vida Importa”
O Movimento “Cada Vida Importa” foi criado em 2018 com o propósito de sensibilizar a comunidade acadêmica e a população em geral sobre a violência no estado, com um foco especial na parcela mais vulnerável: os adolescentes e jovens que vivem em áreas periféricas.
Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa
O CPCV é uma instância de estudo, pesquisa e mobilização da Assembleia Legislativa do Ceará que tem se destacado como um exemplo notável de como pesquisas e recomendações baseadas em evidências podem ser eficazmente aplicadas na prevenção da violência contra crianças e adolescentes.
Uma iniciativa do deputado Renato Roseno, a Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará foi estabelecida pela Lei n.º 16.482, de 19 de dezembro de 2017. A lei que cria a Semana Cada Vida Importa prevê que o poder público, em parceria com movimentos sociais e coletivos artísticos, organize debates, campanhas, intervenções artísticas e outras atividades em defesa da vida de adolescentes e jovens do Ceará.
O CPCV conta com o apoio de organizações do poder público e da sociedade civil em um esforço interinstitucional pela vida dos jovens, por meio da produção de conhecimento que subsidia políticas públicas, pesquisas e ações estratégicas de prevenção à violência letal no Ceará.