O presidente da Assembleia, José Sarto, esteve reunido na manhã de ontem (4 de fevereiro) com a equipe do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), ocasião em que foi apresentado um panorama geral das atividades, a possibilidade de continuidade do trabalho e as prioridades elencadas pelo Comitê para 2019.

O relator do CCPHA, dep. Renato Roseno, reforçou o papel que o Comitê vem desempenhando desde sua criação, na produção de informação qualificada sobre homicídios na adolescência e na incidência em políticas públicas de prevenção, com recomendações elaboradas a partir de evidências. “Essa é uma terminologia internacionalmente aceita, muito difundida pelo UNICEF, em que você reconhece a evidência e desenha a política pública a partir dela. O Estado brasileiro hoje não faz política pública baseada em evidência”.

Para Rui Aguiar, coordenador do UNICEF no Ceará, o Ceará cumpriu a tarefa da primeira década de vida das crianças, superando a mortalidade nos primeiros anos de vida, enfrentando o analfabetismo escolar e o trabalho infantil. “O grande desafio agora é a segunda década de vida, que está descoberta”, destacando a urgência de se garantir políticas que promovam a vida de adolescentes.

O dep. José Sarto reconhece o trabalho que o CCPHA vem desenvolvendo e solicitou outro momento com a equipe para aprofundar a discussão em torno dos dados. Ele mostrou-se interessado em envolver outras instâncias da Assembleia nesse esforço pela redução dos homicídios, a exemplo das Comissões.