A 4ª mesa do Webinário Cada Vida Importa: 5 anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes, traz o tema “Interiorização da violência: o protagonismo dos municípios na prevenção aos homicídios na adolescência”, que também foi pauta de reportagem especial do Relatório Cada Vida Importa 2020.1, a ser lançado no mesmo evento. Acontece dia 14 de junho (segunda-feira), com transmissão ao vivo pelo canal de TV e de YouTube da Assembleia Legislativa, a partir das 16h.

Já é a 4ª edição do evento, que desde fevereiro é realizada uma mesa de discussão em cada mês. Cada mesa tem trazido um tema importante para discussões com especialistas e com o público. A proposta é dialogar com o trabalho de monitoramento de dados, produção de conhecimento, mobilização social e incidência política realizado há mais de cinco anos pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, da Assembleia Legislativa do Ceará.

O Webinário + Lançamento levanta um tema imprescindível às discussões sobre prevenção de homicídios, que é sobre o compromisso de gestões municipais com políticas públicas que previnam homicídios na adolescência. Essa mesma discussão também é aprofundada em reportagem especial do Relatório Cada Vida Importa 2020.1, a ser lançado no evento, com o título “Política de segurança: responsabilidade também dos governos municipais”. Além dessa grande reportagem, o material também traz as principais atividades e monitoramento de dados do primeiro semestre de 2020.

Participam da mesa Mônica Sillan, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE); João Ananias, consultor da Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE); Sônia Fortaleza, presidente da Associação pelo Desenvolvimento de Municípios do Ceará (APDMCE); Andrezza Aguiar, titular da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitual e Assistência Social de Sobral, da qual faz parte a Unidade de Gerenciamento de Projetos pela Prevenção de Violência (UGPPV Sobral); e Carla Escóssia, representante do Programa Ceará Pacífico, da Vice Governadoria do Ceará, como mediadora da mesa.

Quem traz a performance artística para o evento é o MC Barnabé, produtor da Batalha do T.N, um evento que reúne Mc’s desde 2017 na pracinha do bairro Terrenos Novos, periferia de Sobral.

Para assistir:

TV Assembleia Ceará no streaming: http://al.ce.gov.br/index.php/comunicacao/tv-assembleia-ao-vivo/assista-ao-vivo 

YouTube da TV Assembleia Ceará: https://www.youtube.com/user/TVAssembleiaCeara 

 

>> COMPOSIÇÃO DA MESA

Mônica Sillan Oliveira

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE). Graduada em Serviço Social. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas. Coordenadora Geral da OSC – FRENTE DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA CARENTE – FACC. Consultora para Programa das Nações Unidas da ONU/ Conselho Nacional de Justiça.

Andrezza Aguiar

Formada em Psicologia. Fez especialização com caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, e Mestrado em Saúde da Família. Atuou como psicóloga do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) em Sobral e no NAEE (Núcleo de Atendimento Educacional Especializado) em Aracati. Foi professora do curso de Psicologia na Faculdade Luciano Feijão. Em 2016 passou a integrar a coordenação do Pacto por um Ceará  Pacífico no interior do estado, onde atuou até assumir a Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral em janeiro de 2021.

Carla da Escóssia

Professora da Universidade Estadual do Ceará e atualmente Assessora Especial da Vice Governadoria do Estado do Ceará, coordenando atividades do Pacto por um Ceará Pacífico em Fortaleza. A Assessoria Especial da Vice Governadoria é responsável pela coordenação e implementação do PREVio: Programa de Prevenção e Redução da Violência- PReVio, que vai alcançar, com seus projetos e ações, os 10 municípios mais populosos do Estado do Ceará.

Sônia Fortaleza

Presidente da APDMCE, primeira-dama do município de Várzea Alegre e empresária do setor têxtil. Tem bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. A APDMCE implementou o Selo UNICEF nas duas últimas edições e vai implementar nessa próxima (2021-2024), dessa vez no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte

João Ananias Vasconcelos Neto

Médico, formado pela UFC em 1982, exerceu dois mandatos de Deputado Estadual e um de Deputado Federal, Relator do Marco Legal da Primeira Infância. Foi Secretário de Saúde do Estado do Ceará de 2007 a 2010. É consultor da Associação dos Municípios do Estado do Ceará, na área da Saúde.

MC Barnabé

Wisley Nascimento, mais conhecido como “Mc Barnabé”, é produtor da Batalha do T.N., encontro que reúne Mc’s desde 2017 na pracinha do bairro Terrenos Novos, periferia de Sobral. Iniciou a trajetória como Mc de improviso nos circuitos das batalhas na região norte do Ceará. Hoje já tem músicas lançadas nas principais plataformas digitais. Também escreve e recita poesias em escolas, Slams e batalhas de rimas.