quinta-feira, 10/06/2021

4ª mesa do Webinário Cada Vida Importa traz gestão municipal para debate

Acontece dia 14 de junho às 16h por transmissão ao vivo pelos canais da Assembleia Legislativa do Ceará

A 4ª mesa do Webinário Cada Vida Importa: 5 anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes, traz o tema “Interiorização da violência: o protagonismo dos municípios na prevenção aos homicídios na adolescência”, que também foi pauta de reportagem especial do Relatório Cada Vida Importa 2020.1, a ser lançado no mesmo evento. Acontece dia 14 de junho (segunda-feira), com transmissão ao vivo pelo canal de TV e de YouTube da Assembleia Legislativa, a partir das 16h.

Já é a 4ª edição do evento, que desde fevereiro é realizada uma mesa de discussão em cada mês. Cada mesa tem trazido um tema importante para discussões com especialistas e com o público. A proposta é dialogar com o trabalho de monitoramento de dados, produção de conhecimento, mobilização social e incidência política realizado há mais de cinco anos pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, da Assembleia Legislativa do Ceará.

O Webinário + Lançamento levanta um tema imprescindível às discussões sobre prevenção de homicídios, que é sobre o compromisso de gestões municipais com políticas públicas que previnam homicídios na adolescência. Essa mesma discussão também é aprofundada em reportagem especial do Relatório Cada Vida Importa 2020.1, a ser lançado no evento, com o título “Política de segurança: responsabilidade também dos governos municipais”. Além dessa grande reportagem, o material também traz as principais atividades e monitoramento de dados do primeiro semestre de 2020.

Participam da mesa Mônica Sillan, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE); João Ananias, consultor da Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE); Sônia Fortaleza, presidente da Associação pelo Desenvolvimento de Municípios do Ceará (APDMCE); Andrezza Aguiar, titular da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitual e Assistência Social de Sobral, da qual faz parte a Unidade de Gerenciamento de Projetos pela Prevenção de Violência (UGPPV Sobral); e Carla Escóssia, representante do Programa Ceará Pacífico, da Vice Governadoria do Ceará, como mediadora da mesa.

Quem traz a performance artística para o evento é o MC Barnabé, produtor da Batalha do T.N, um evento que reúne Mc’s desde 2017 na pracinha do bairro Terrenos Novos, periferia de Sobral.

Para assistir:

TV Assembleia Ceará no streaming: http://al.ce.gov.br/index.php/comunicacao/tv-assembleia-ao-vivo/assista-ao-vivo 

YouTube da TV Assembleia Ceará: https://www.youtube.com/user/TVAssembleiaCeara 

 

>> COMPOSIÇÃO DA MESA

Mônica Sillan Oliveira

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE). Graduada em Serviço Social. Mestre em Planejamento e Políticas Públicas. Coordenadora Geral da OSC – FRENTE DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA CARENTE – FACC. Consultora para Programa das Nações Unidas da ONU/ Conselho Nacional de Justiça.

Andrezza Aguiar

Formada em Psicologia. Fez especialização com caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, e Mestrado em Saúde da Família. Atuou como psicóloga do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) em Sobral e no NAEE (Núcleo de Atendimento Educacional Especializado) em Aracati. Foi professora do curso de Psicologia na Faculdade Luciano Feijão. Em 2016 passou a integrar a coordenação do Pacto por um Ceará  Pacífico no interior do estado, onde atuou até assumir a Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral em janeiro de 2021.

Carla da Escóssia

Professora da Universidade Estadual do Ceará e atualmente Assessora Especial da Vice Governadoria do Estado do Ceará, coordenando atividades do Pacto por um Ceará Pacífico em Fortaleza. A Assessoria Especial da Vice Governadoria é responsável pela coordenação e implementação do PREVio: Programa de Prevenção e Redução da Violência- PReVio, que vai alcançar, com seus projetos e ações, os 10 municípios mais populosos do Estado do Ceará.

Sônia Fortaleza

Presidente da APDMCE, primeira-dama do município de Várzea Alegre e empresária do setor têxtil. Tem bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. A APDMCE implementou o Selo UNICEF nas duas últimas edições e vai implementar nessa próxima (2021-2024), dessa vez no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte

João Ananias Vasconcelos Neto

Médico, formado pela UFC em 1982, exerceu dois mandatos de Deputado Estadual e um de Deputado Federal, Relator do Marco Legal da Primeira Infância. Foi Secretário de Saúde do Estado do Ceará de 2007 a 2010. É consultor da Associação dos Municípios do Estado do Ceará, na área da Saúde.

MC Barnabé

Wisley Nascimento, mais conhecido como “Mc Barnabé”, é produtor da Batalha do T.N., encontro que reúne Mc’s desde 2017 na pracinha do bairro Terrenos Novos, periferia de Sobral. Iniciou a trajetória como Mc de improviso nos circuitos das batalhas na região norte do Ceará. Hoje já tem músicas lançadas nas principais plataformas digitais. Também escreve e recita poesias em escolas, Slams e batalhas de rimas.