quarta-feira, 17/04/2019

Estudantes de Caucaia debatem prevenção de homicídios

O relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), dep. Renato Roseno, esteve na tarde de hoje (17) na Escola de Ensino Médio Edson Correa, em Caucaia, conversando sobre prevenção de homicídios com os estudantes.

Essa é a segunda vez que o Comitê participa de atividades na Escola e nos relatos recorrentes dos alunos e alunas é possível perceber como a violência atravessa a nossa juventude.

Caucaia é segundo município cearense em número de homicídios de adolescentes: 81 na faixa etária de 10 a 19 anos em 2018. O número é 4,71% menor que no ano anterior, mas ainda alto quando pensamos em quantas vidas foram interrompidas e quanta dor está passando as famílias desses 81 adolescentes. No total, 360 pessoas foram mortas no ano de 2018 no município.

O diálogo com a sociedade buscando contribuir para a desnaturalização dessas mortes é uma estratégia e atividade constante do Comitê. Em quatro anos, já estivemos em mais de 100 escolas, além de outros espaços e equipamentos públicos.