O relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), dep. Renato Roseno e o articulador comunitário Jamieson Simões estiveram na última terça-feira (26) no município de Senador Pompeu, a convite do Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Senador Pompeu, e do Instituto Trilhas, socializando a atuação do CCPHA na primeira reunião do ano de articulação para criação e composição do Comitê Municipal pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (COMPHA) daquele município. O encontro reuniu representações de instituições do poder público local e da sociedade civil.

Renato Roseno frisou que é preciso que se promova o maior engajamento possível entre as diversas representações do poder público, da iniciativa privada, do terceiro setor e da sociedade civil para que os trabalhos do Comitê Municipal possam, de fato, trazer bons resultados. Durante sua fala, o relator apontou a importância de mapeamento e monitoramento da dinâmica dos territórios com altos índices de violência, para que, a partir desse conhecimento, possam ser discutidas ações nesses territórios. Para Roseno, “é preciso criar estratégias de ocupação destes territórios”. Ele afirmou ainda a necessidade urgente de criação de outras alternativas para a juventude que não seja a prisão ou a morte, colocando esse como um compromisso de toda a sociedade.

O prefeito de senador Pompeu, Maurício Pinheiro, que é policial civil, reafirmou o interesse e o compromisso em colaborar para a instituição e os trabalhos do Comitê Municipal pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, colocando a prefeitura à disposição para que o município garanta o direito à vida da juventude. “Eu tinha uma visão comum da segurança pública, mas quando entrei em contato com as recomendações do CCPHA mudei completamente meu olhar. A prevenção é a melhor solução”, afirmou o gestor. O promotor de justiça, André Barroso, reiterou o compromisso do Ministério Público para a execução e efetivação desse trabalho junto ao Comitê Municipal.

Da esquerda para direita: Promotor de justiça, André Barroso, prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro e dep. Renato Roseno