Fortalecer uma rede de atenção e proteção intersetorial às famílias de vítimas de homicídios em Fortaleza (CE) é o foco da iniciativa que resulta no Seminário Internacional “Cuidando em rede: saberes e práticas na atenção às famílias de vítimas de homicídio”. O evento acontece dia 16 de setembro, é gratuito e aberto ao público, mediante inscrições online (abertas até dia 15 pelo link: https://bit.ly/2k17ua8).

Voltado especialmente para profissionais das áreas de Saúde e Assistência Social da cidade, o Seminário é a finalização de um projeto fruto da parceria entre o Instituto OCA, a Open Society Foundations e se soma aos esforços implementados pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) que, desde 2016, tem analisado o cenário local e elaborado estratégias para prevenir o assassinato de jovens. 

A programação traz temas e experiências que complementam e ampliam a perspectiva pela prevenção de homicídios na adolescência. Para aprofundar a concepção sobre a prevenção terciária e trocar experiências internacionais no cuidado das vítimas e proteção de adolescentes vulneráveis, o evento promove um intercâmbio entre Fortaleza e Medellín, a partir do trabalho da Fundação Casa de Las Estrategias, da Colômbia, representada pela economista Camila Uribe. Também foi convidada Macarena Rau Vargas, Presidenta e fundadora da Corporación para la Prevención de la Delincuencia Mediante el Diseño Ambiental (CPTED – Región), para conversar sobre Urbanismo Social e prevenção de homicídios. E Pedro Abramovay, Diretor para América Latina e Caribe da Open Society Foundations, apresenta experiências na redução da violência e controle de armas na América Latina. 

Programação

MANHÃ |

MESA: SABERES E PRÁTICAS NA ATENÇÃO ÀS FAMÍLIAS DE VÍTIMAS DE HOMICÍDIOS

9:00h –   Abertura

9:20h – Atenção às famílias vítimas de homicídios e proteção dos adolescentes vulneráveis | Camila Uribe (Fundação Casa de Las Estrategias – Colômbia) 

10:20h – Experiências da sociedade civil na redução da violência  | Pedro Abramovay (Open Society Foundations)

10:40h – Debate com o público 

11:40h –  Encerramento |Entrega simbólica da certificação aos participantes da formação “Cuidando em redes: saberes e práticas na atenção às famílias de vítimas de homicídio”

TARDE | 

PAINEL: URBANISMO E PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS

14:00h – Abertura |CCPHA

14:30h – Diálogos sobre Urbanismo Social e Prevenção de homicídios | Macarena Rau Vargas (PHD em Urbanismo na Universidad Del Bio Bio, Chile)

15:10h – Controle de armas e munições para prevenção de homicídios |Pedro Abramovay (Open Society Foundations)

15:40 h – Debate com o público

17:00 h- Encerramento

 

Convidadas (os)

Camila Uribe | Economista e investigadora, Camila é Vice-Diretora da Fundación Casa de las Estrategias, e desde 2016 desenvolve um trabalho cuja missão é a geração e disseminação de conhecimento que gere cidades inspiradoras como seu principal impacto. Esse conhecimento facilitou processos com adolescentes, para o desenho de políticas e programas pela redução do medo e o desenvolvimento de campanhas pela mudança de hábitos ao se pensar sobre homicídios.

Macarena Rau Vargas | PHD em Urbanismo na Universidad Del Bio Bio (Chile), tem experiência em liderar Projetos e Iniciativas de Segurança Urbana, tanto pública quanto privada, no Chile e em diversos países da América Latina e Caribe. É Presidenta da International CPTED Association (ICA) e Presidenta e fundadora da Corporación para la Prevención de la Delincuencia Mediante el Diseño Ambiental (CPTED – Región). Desde 2000, é especialista na metodologia CPTED (Crime Prevention Through Environmental Design) nas áreas de diagnóstico, desenho, execução e avaliação de projetos de Prevenção de Violência e delito, dentro da perspectiva Medioambiental. 

Pedro Abromovay | Advogado, formado em Direito pela Universidade de São Paulo e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Foi Assessor Jurídico da Liderança do governo no Senado Federal (2003-2004), Assessor Especial do Ministro da Justiça (2004-2006), Secretário de Assuntos Legislativos (2007-2010) e Secretário Nacional de Justiça (2010), e Professor da FGV Direito Rio (2011-2013). Atualmente é Diretor para a América Latina da Open Society Foundations.

 

Informações gerais

Data | 

16 de setembro de 2019 – De 9h às 17h

Local |

Auditório Murilo Aguiar – Assembleia Legislativa do Ceará

Av. Des. Moreira, nº 2807, Dionísio Torres

Fortaleza – CE