Na sua quinta edição, a Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, mais conhecida como Semana Cada Vida Importa, será aberta no próximo dia 7 de novembro com uma exposição de fotografias, materiais gráficos e vídeos, na entrada do Anexo III da Assembleia Legislativa, localizado na Avenida Pontes Vieira, nº 2300, bem próximo ao prédio principal. Com o nome “Memórias e vivências”, a exposição apresenta a trajetória de sete anos do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, órgão do Legislativo estadual.

 

O lançamento da exposição ocorrerá às 9 horas da segunda-feira, dia 7. A abertura contará com a presença do presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, deputado estadual Renato Roseno.

 

A programação da Semana Cada Vida Importa se estenderá oficialmente até o dia 16 de novembro por diversos espaços de Fortaleza e de outros municípios, mas a exposição ficará aberta à visitação pública e gratuita até o dia 16 de novembro. A programação da semana inclui uma audiência pública também na Assembleia Legislativa, com lançamento de suplemento especial do relatório Cada Vida Importa, sobre mortes por intervenção policial; exibição de documentários com rodas de conversa no Cineteatro São Luiz; e seminário no Centro Cultural Grande Bom Jardim.

 

Uma iniciativa do deputado Renato Roseno, a Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará foi estabelecida pela Lei n.º 16.482, de 19 de dezembro de 2017, em memória da Chacina de Messejana, na madrugada de 12 de novembro de 2015, em três bairros vizinhos de Fortaleza – Curió, José de Alencar e Messejana. Naquela data, 11 pessoas, oito delas adolescentes e jovens de 16 a 19 anos, foram assassinadas por agentes da polícia.

 

A lei que criou a Semana Cada Vida Importa prevê que o poder público, em parceria com movimentos sociais e coletivos artísticos, organize debates, campanhas, intervenções artísticas e outras atividades em defesa da vida de adolescentes e jovens do Ceará. O Comitê de Prevenção e Combate à Violência, criado na Assembleia Legislativa em dezembro de 2015 ainda como Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, tem assumido a cada ano a articulação e mobilização de diversas instituições para que a semana tenha cada vez mais atividades e seja incorporada por outros municípios, para além da Região Metropolitana de Fortaleza.

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO: EXPOSIÇÃO, EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS, MESAS REDONDAS E ATIVIDADES NO INTERIOR

 

Uma das atividades em destaque da 5ª Semana Cada Vida Importa é a exibição do documentário “Decretadas”, no dia 11 de novembro, às 9 horas, no Cineteatro São Luiz, seguida de uma roda de conversa a partir do filme. O momento é dedicado aos estudantes de escolas públicas estaduais e municipais. Dirigido pelas jornalistas Beatriz Furtado, Giovana de Paula e Janaina de Paula, o documentário aborda o problema da violência letal intencional contra mulheres de dez a 19 anos. Inspirado em pesquisa realizada em 2019, pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, da Assembleia Legislativa do Ceará, o documentário valoriza o depoimento das pesquisadoras que foram a campo entrevistar tanto os familiares das adolescentes e jovens vítimas de homicídio quanto às adolescentes e jovens na mesma faixa etária das mulheres que foram assassinadas.

 

No Cineteatro São Luiz também será exibido o filme “Eu mermo”, do escritor e rapper Eduardo Africano. “Eu mermo” é um curta-metragem voltado para instigar a curiosidade no público. Um recorte do livro homônimo “Eu mermo”, o segundo escrito por Eduardo Africano, o filme serve de inspiração a partir do desabafo, do grito da alma, em que o artista busca lidar com os seus anseios, medos, acertos e erros.

 

Outro importante evento da 5ª Semana Cada Vida Importa será a audiência pública sobre a campanha da Anistia Internacional que chama a atenção da sociedade para a necessidade de uma atuação mais efetiva do Ministério Público acerca das mortes por intervenção policial, em geral, marcadas pela falta de responsabilização dos agressores. A audiência pública será realizada no dia 8 de novembro, às 14 horas, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará.

 

Resultado de uma articulação entre a Anistia Internacional, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca Ceará) e o Comitê de Prevenção e Combate à Violência, a audiência pública será também a oportunidade para o lançamento de um suplemento especial do relatório Cada Vida Importa que trata especificamente sobre mortes por intervenção policial, com atenção especial para os casos cearenses. Um material produzido pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência, o suplemento reforça a campanha por uma polícia que proteja a população e que as mortes praticadas pelos agentes de segurança do Estado não caiam no esquecimento e na injustiça.

 

Já o 5ª Seminário Cada Vida Importa ocorrerá no dia 10 de novembro, no Teatro Marcus Miranda, no Centro Cultural Bom Jardim. Das 9 às 11 horas, a mesa de abertura terá como tema “Ainda vivas: pela vida das meninas e das manas!” e discutirá sobre adolescentes e jovens vítimas de homicídio no Ceará. A segunda mesa, de 15 às 17 horas, abordará a temática “Narrativas periféricas: cada vida importa”. A partir das 18 horas será realizado o “Ato-show: sarau pelas vidas pretas e periféricas”, com a participação dos coletivos artísticos “Fems Dance”, “Buala”, “Movimento Vida através da Arte (Mova)” e “Cara Travessia 1”.

 

Ainda no dia 10 de novembro, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – Cuca Jangurussu, será apresentado às 9 horas um mural sobre os sete anos da Chacina de Messejana. Nos dias 10 e 11 de novembro, a partir das 18 horas, um vídeo sobre a Semana Cada Vida Importa também será projetado na fachada do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS). Como atividade da semana, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência ainda estará presente na XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará, participando da programação “Bienal fora da Bienal”, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – Cuca Mondubim, no dia 11 de novembro, a partir das 18 horas.

 

A 5ª Semana Cada Vida Importa também percorrerá por municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do interior do Estado do Ceará, como Maranguape, Crato e Novo Oriente. No dia 8 de novembro, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em Maranguape, de 8h às 12h, ocorrerá uma atividade com representantes de grêmios estudantis com o tema “Debater a importância da participação cidadã”. Já no dia 10 de novembro serão realizadas duas rodas de conversa, uma às 9h30 e outra às 13h, com a mesma temática, na Escola Municipal Antônio Coelho, no distrito de Amanari, em Maranguape.

 

No dia 11 de novembro, no mesmo município, às 8h, acontecerá uma roda de conversa com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Fernanda Pinheiro, no bairro Prourb. As atividades em Maranguape contam com o apoio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas de Maranguape. No Crato, às 14h do dia 11 de novembro, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Crato.

 

 

 

Serviço

 

Confira a Programação completa da Semana Cada Vida Importa

 

07/11 – Segunda-feira

 

09h – Lançamento Exposição Memórias e Vivências, composta de fotografias, materiais gráficos e vídeos sobre os 7 anos do Comitê. O evento terá a participação do presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, deputado estadual Renato Roseno. A exposição fica em exibição até o dia 16/11. Local: Anexo III da Assembleia Legislativa do Ceará. Endereço: Avenida Pontes Vieira, 2300. Dionísio Torres.

 

13h às 21h – Projeções de vídeos criados pelo Comitê. Local: Museu da Imagem e do Som. Endereço: Avenida Barão de Studart, 410. Meireles.

 

08/11 – Terça-feira

 

08h – Encontro com representantes dos grêmios estudantis, com o tema “Debater a importância da participação cidadã”. Local: Câmara dos Dirigentes Lojistas de Maranguape. Rua Coronel Antônio Botelho, 15 – Centro, Maranguape. Centro.

 

08h – Roda de Conversa entre profissionais do Núcleo de Atenção de Saúde da Família e Equipe Multidisciplinar de Educação com os adolescentes da escola Jaime Laurindo, anexo de Bitupitá – Barroquinha -CE. Local: Barroquinha, Ceará.

 

13h às 21h – Projeções de vídeos criados pelo Comitê. Local: Museu da Imagem e do Som. Endereço: Avenida Barão de Studart, 410. Meireles.

 

14h – Audiência pública com a temática de lançamento da campanha da Anistia Internacional sobre o Ministério Público e de relatório especial criado pelo Comitê sobre mortes por intervenção policial. Local: Auditório Murilo Aguiar, Assembleia Legislativa. Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 2674. Meireles.

 

18h – Cinema tem lugar de fala, exibição do filme Soul. Local: Cuca Pici. Endereço: Rua Coronel Matos Dourado, 1499. Padre Andrade.

 

 

 

09/11 – Quarta-feira

 

 

13h às 21h – Projeções de vídeos criados pelo Comitê. Local: Museu da Imagem e do Som. Endereço: Avenida Barão de Studart, 410. Meireles.

 

14h – Encontro Nacional dos Coordenadores e Coordenadoras Gerais e Técnicas do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados por Morte. Local: Gabinete da Vice-Governadoria. Endereço: Rua Barão de Studart, 598. Meireles.

 

 

10/11 – Quinta-feira

 

 

08h30min às 18h – 5° Seminário Cada Vida Importa. Evento com programação durante todo o dia, com discussões, atividades culturais e mesas no Centro Cultural Bom Jardim. Rua 3 Corações, 400. Granja Lisboa.

08h30min – Apresentação musical – Tiffany Lima

09:00 às 11h – Ainda Vivas- Pela vidas das minas e manas! com Fran Santos, Sarah Menezes, Isabel Carneiro, Dani Negreiros e Denise Costa. Local Teatro Marcus Miranda (CCBJ)

14h30min – Apresentação artística

 

15h às 17h – Narrativas periféricas,cada vida importa, com Renato Roseno , Thiago Holanda, Fernanda Matias (mediadora), Raquel Vieira  e Agnes – JAP), Local Teatro Marcus Miranda (CCBJ)  

 

09h – Mural em memória aos 7 anos da Chacina do Curió. Local: Cuca Jangurussu. Endereço: Avenida Governador Leonel Brizola, s/n. Jangurussu.

 

09h30min – Roda de Conversa com o tema: “Debater a importância da participação cidadã”, mediada pela Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas de Maranguape. Local: Escola Municipal Antônio Coelho – Amanari, Maranguape. Endereço: Rua do Comércio, SN – Amanari, Maranguape.

 

13h – Roda de Conversa com o tema: “Debater a importância da participação cidadã”, mediada pela Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas de Maranguape. Local: Escola Municipal Antônio Coelho – Amanari, Maranguape. Endereço: Rua do Comércio, SN – Amanari, Maranguape.

 

13h – Roda de conversa sobre Violências Institucionais. Local: Meia Lua – Cuca Barra. Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 6417. Barra do Ceará.

 

13h às 21h – Projeções de vídeos criados pelo Comitê. Local: Museu da Imagem e do Som. Endereço: Avenida Barão de Studart, 410. Meireles.

 

15h30min – Amarelinha com Direitos (amarelinha africana). Local: Cuca Pici. Endereço: Rua Coronel Matos Dourado, 1499. Padre Andrade.

 

17h – Chá de Quinta – Abordagem Policial. Local: Cuca José Walter. Endereço: Rua 69 – Prefeito José Walter.

 

18h – Cultura na Tela. Exibição do filme O ódio que você semeia. Local: Cuca José Walter. Endereço: Rua 69 – Prefeito José Walter.

 

18h – Show: Sarau pelas vidas pretas e periféricas. Apresentações de Fems Dance, Buala,
MOVA (Movimento Vida através da Arte), Cara Travessia 1. Local: Centro Cultural Bom Jardim. Endereço: Rua 3 Corações, 400. Granja Portugal.

 

18h – Projeções de vídeos criados pelo Comitê. Local: Museu da Imagem e do Som. Endereço: Avenida Barão de Studart, 410. Meireles.

 

11/11 – Sexta-feira

 

 

08h – Roda de Conversa com equipe do CRAS. Local: Cras Fernanda Pinheiro, Maranguape.

 

08h – Audiência Pública sobre a Semana Cada Vida Importa mediada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Crato. Local: Câmara Municipal do Crato. Endereço: R. Sen. Pompeu, 468 – Centro, Crato.

 

09h – Escola no Cinema, com apresentação musical do grupo Covil Cran, exibição dos filmes: “Decretadas” e “Zona de criação – Eduardo Africano” e roda de conversa. Local: Cineteatro São Luiz. Endereço: Rua Major Facundo, 500. Centro.

 

13h às 21h – Projeções de vídeos criados pelo Comitê. Local: Museu da Imagem e do Som. Endereço: Avenida Barão de Studart, 410. Meireles.

 

18h – Bienal fora da Bienal. Local: Cuca Mondubim. Endereço: R. Prof. Glauco Lobo – Mondubim

 

18h – Som na Pista e sensibilização sobre o direito à vida. Local: Cuca Mondubim. Endereço: R. Prof. Glauco Lobo – Mondubim.

 

18h – Projeções de vídeos criados pelo Comitê. Local: Museu da Imagem e do Som. Endereço: Avenida Barão de Studart, 410. Meireles.

 

16/11 – Quarta-feira

 

14h – Lançamento do monitoramento das medidas em meio aberto. Local: Sala das Comissões, Assembleia Legislativa do Ceará. Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 2674. Meireles.