Com o tema “Controle de armas de fogo e munições: desafios à prevenção de homicídios”, o Comitê de Prevenção e Combate à Violência, da Assembleia Legislativa do Ceará, promove mais uma mesa de debate do Webinário Cada Vida Importa: cinco anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes. Esse segundo encontro dá continuidade aos eventos em memória dos cincos anos de existência do Comitê, iniciados em fevereiro deste ano. A mesa do dia 09 de abril será transmitida ao vivo, pelo canal de TV e de Youtube da Assembleia Legislativa, a partir das 14h.

A mesa traz convidados especialistas no tema, que tem ganhando um relevante destaque pela condução do Governo Federal na política armamentista no Brasil, que tem sido alterada nos últimos anos e influenciado os indicadores da segurança pública no país e no Ceará. 

Para conversar sobre o isso, chamamos:

Margarida Marques

Integrante do Instituto Negra do Ceará – Inegra, militante de direitos humanos, assessora parlamentar.

Michele dos Ramos

Assessora Especial do Instituto Igarapé, atua sobretudo nas pautas de segurança pública e justiça criminal no Brasil. Possui Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (Brasil) e Mestrado em Segurança Internacional pela Sciences Po (França). Michele dos Ramos já trabalhou em diferentes projetos sobre educação e prevenção da violência na UNESCO – Sede, Bureau Internacional da Educação (IBE) e Instituto Internacional da Planificação da Educação (IIEP).

Bruno Langeani

Advogado formado em Direito pelo Mackenzie e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bruno Langeani atualmente é mestrando em Políticas Públicas na Universidade de York na Inglaterra. Foi coordenador de planejamento da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e coordenador de Controle de Armas de fogo do Instituto Sou da Paz, hoje ocupa o cargo de gerente do Instituto.

José Helano Matos

Titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), José Helano Matos Nogueira possui pós-doutorado pela King’s College de Londres e doutorado pela Universidade de Liverpool (Inglaterra). O superintendente já atuou como diretor de Polícia Forense, em âmbito mundial pela Interpol, no gerenciamento dos 190 países membros, na sede em Lyon França. 

Renato Roseno

Atua como advogado, servidor público federal – (ATPS), Deputado Estadual no Estado do Ceará, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (2019-2021), membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos, presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da ALCE e fellow do programa LEAD – Leadership for Environment and Development.