Na última terça-feira (dia 12), a equipe do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) esteve reunida com o Secretário das Cidades e ex-presidente da Assembleia Legislativa, dep. Zezinho Albuquerque, em um momento de agradecimento ao apoio dado ao trabalho do Comitê e de aproximação do tema prevenção de homicídios da pauta da Secretaria.

O relator do Comitê, dep. Renato Roseno, apresentou um resumo das atividades do CCPHA desde sua criação e os temas prioritários elencados para o ano de 2019, entre eles a colaboração na produção de programas de prevenção de homicídios junto aos municípios.

Renato contextualizou o cenário da violência letal no Ceará, destacando a interiorização desses crimes, e entregou ao novo Secretário a lista com os 10 municípios com mais homicídios na faixa etária de 10 a 19 anos. Para o Comitê, a Secretaria das Cidades tem um papel relevante na mobilização dos municípios para o tema, além de dialogar com a recomendação 3 – qualificação urbana dos territórios vulneráveis aos homicídios.

Para Zezinho Albuquerque, “o Comitê deu uma nova visão ao poder legislativo com relação à prevenção de homicídios”, ressaltando a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido e o reconhecimento público. O Secretário sinalizou outra reunião para os próximos dias para discutir com mais detalhes uma parceria entre a Secretaria e o CCPHA.