Aproximar experiências latinoamericanas de mobilização e incidência por políticas públicas pela prevenção de homicídios na adolescência. Com esse intuito, o Comitê Cada Vida Importa deu início aos diálogos com a Casa de Las Estrategias, ONG de Medellín (Colômbia), em reunião ocorrida na última sexta-feira, 26, por vídeo-chamada. 

A ONG trabalha com jovens e famílias de vítimas de homicídios na cidade que já foi considerada a mais violenta do mundo e hoje é modelo no enfrentamento à violência urbana. O contato foi articulado para participação da ONG em Seminário Internacional que será realizado pelo Comitê em setembro deste ano, em parceria com o Instituto Oca e Open Society Foundation, entidade internacional que intermediou esse contato.

Na conversa da equipe técnica do Comitê com Camila Uribe, responsável pela estratégia de informação da Casa de Las Estrategias, ficou claro que para além das realidades não tão distantes entre Medellín e Fortaleza, as instituições reúnem conhecimento e expertise no mesmo campo de atuação de forma similar.

A atenção às famílias de vítimas de homicídio, a proteção de adolescentes e jovens ameaçados e a investigação das trajetórias de vida de meninas e meninos assassinados são as principais frentes de ação que conectam o trabalho do Comitê e com o da ONG. Programas como o protocolo “Nada justifica el homicidio” que atende adolescentes ameaçados de morte e o “Ruta de acompañamiento a familias víctimas del homicidio”, da instituição colombiana, dialogam diretamente com as 12 recomendações pela prevenção de homicídios do Comitê cearense.

Com ênfase no cuidado às famílias e na superação das vulnerabilidades que vitimizam adolescentes à violência letal, realidade vivida tanto em Medellín quanto no Ceará, as instituições enfocam sua atuação na proposição e monitoramento de políticas públicas de atenção, proteção e promoção de vida desses adolescentes. E da mesma forma, partem da produção de conhecimento com pesquisas quanti e qualitativas, da mobilização e incidência política e da disputa de discursos na mídia pela não revitimização e violação de direitos de pessoas em situação de violência.

Conheça mais sobre a ONG Casa de Las Estrategiashttp://casadelasestrategias.com/impactosocial/manifiesto/ 

Saiba sobre a campanha NO COPIO, que deu origem aos programas da ONG: https://nocopio.com/alcaldia/