A publicação Cuidando em rede: saberes e práticas na atenção a famílias de vítimas de homicídios é fruto de um projeto criado da parceria entre o Instituto OCA e a Open Society Foundations, que se somou aos esforços implementados pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA). Resultou da escuta e acolhimento da perspectiva dos profissionais da ponta, que lidam diretamente com as situações de violência nas comunidades de Fortaleza, o que, a partir disso, revelou a importância de fortalecer um protocolo de trabalho em rede. 

A iniciativa começou com o mapeamento institucional sobre os desafios e as potencialidades da rede de serviços de Saúde e Assistência Social para o enfrentamento da violência letal, entre julho de 2018 e fevereiro de 2019. Prosseguiu com a realização de um processo de sensibilização e formação de profissionais para prevenção de homicídios na adolescência, entre julho e setembro deste ano. E agora, lança o Seminário com intercâmbio de experiências latinoamericanas na área, além de uma publicação que sistematiza o protocolo de cuidado em rede, para orientação de profissionais das áreas e demais atuações afins. 

Voltada para os profissionais atuantes nas redes municipais de Assistência Social e Saúde, a publicação está organizada em três partes que se complementam: a primeira, traz conceitos importantes para a compreensão do fenômeno da violência; a segunda oferece um breve panorama sobre a realidade institucional de alguns equipamentos dessas políticas públicas e a terceira apresenta exemplos de como as políticas de Assistência Social e Saúde podem agir na atenção às famílias que perderam jovens de forma violenta e cita a experiência da Rede Acolhe. Baseando-se na perspectiva dos profissionais que lidam diariamente com essas situações, o material reforça a importância de fortalecer o trabalho em rede e traz orientações para esse trabalho com foco na redução das vulnerabilidades sofridas por famílias em decorrência de homicídios. Acesse aqui.