Em 2018, foram assassinados em Fortaleza 308 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 19 anos. Nos últimos 18 anos – de 2000 a 2018 – apenas na capital cearense foram mortos 5472 pessoas nessa faixa etária, número superior aos habitantes do município de Guaramiranga.

Para debater esse assunto e construir coletivamente estratégias de superação, o Projeto Adolescência Pede Paz, do Espaço Geração Cidadã de Arte e Cultura (EGC) e um grupo de organizações da sociedade civil realizam no dia 10 de abril o I Seminário Municipal sobre Letalidade na Adolescência, durante o qual devem ser elaborada as diretrizes do Plano Municipal de Enfrentamento à Letalidade na Adolescência para a cidade de Fortaleza.

O Plano está alicerçado em seis eixos temáticos: uso precoce de drogas lícitas e ilícitas; modelo comunitário de segurança; sistema socioeducativo; evasão/abandono escolar; convivência comunitária e familiar; e mídias e a construção da imagem de adolescente na periferia.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no endereço https://goo.gl/forms/ooIuwf9f4PPB7Fx12 (*sujeita à triagem pela comissão preparatória).

Financiamento – A realização do I Seminário Municipal sobre Letalidade na Adolescência é financiada com recursos do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e resultam do edital de chamamento público nº 01/2018 do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA). O projeto foi elaborado em parceria com a Visão Mundial (WV) e com o Conselho Nova Vida (CoNVida).

Apoiadores – O projeto recebe o apoio colaborativo das seguintes representações: Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência; Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará; Núcleo de Estudos sobre Conflitualidade e Violência (COVIO/UECE); Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES/UFC); Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC); União dos Moradores do Bairro Canindezinho (UMBC); Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS); Centro Dom Helder Câmara (CDHC); Ponto de Memória GBJ/Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim DLIS (Rede DLIS do GBJ)/Jovens Agentes da Paz (JAP); Terre des Hommes; Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará; Comissão de Constituição e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza; Associação Santo Dias; Cáritas Brasileira Regional Ceará; Associação Menino Deus; Diaconia; Centro de Defesa da Criança e Adolescente do Ceará (CEDECA CE). Aberto a novas parcerias.

Serviço: I Seminário Municipal sobre Letalidade na Adolescência
Data: 10/04, das 8h às 17h
Local: Hotel Recanto Wirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Dias Macedo)
INSCRIÇÃO* ELETRÔNICA*: https://goo.gl/forms/ooIuwf9f4PPB7Fx12
*sujeita à triagem pela comissão preparatória.
Mais informações: adolescenciapedepaz@gmail.com | (85) 3252-8867  | (85) 98784-2413 (somente whatsapp)